Grupo de Trabalho 1
MOSTRA DE INOVAÇÃO E ACESSIBILIDADE EM PRODUTOS EDUCACIONAIS
DATA: 03 de abril, Quarta-feira
LOCAL: Escola de Governo do RN – SALA 1 (Corredor onde se localiza a Secretaria da Escola de Governo do RN)
HORÁRIO: 8h às 10h
COORDENAÇÃO: PROF. DRA. ANDRÉA POLETTO SONZA (IFRS), PROFA. DRA. FLÁVIA ROLDANA VIANA (UFRN), GREICIMARA FERRARI (IFRS)
ACESSIBILIDADE NAS BIBLIOTECAS
QUEZIA BARBOSA DE OLIVEIRA AMARAL;
LARISSY ALVES COTONHOTO
CHECKLIST DE VERIFICAÇÃO DAS DIMENSÕES DE ACESSIBILIDADE: UMA FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO PARA SER UTILIZADA DURANTE O ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO
SAMUEL DOS SANTOS MOTA;
ANDRÉA POLETTO SONZA
A EXPERIÊNCIA ESTÉTICA EM DUAS OBRAS DE NEWTON NAVARRO, COM O USO DE SOUNDPAINTING
ANA LÍVIA DE JESUS OLIVEIRA E MELO;
JEFFERSON FERNANDES ALVES;
MARCUS ANDRE VARELA VASCONCELOS
PLANEJAMENTO DE ACESSIBILIDADE NA AVALIAÇÃO: INSTRUMENTO PEDAGÓGICO VIABILIZADOR DA INCLUSÃO
SUZANLI ESTEF;
PAOLA PEIXOTO DOS SANTOS
PLANEJAMENTO DE ACESSIBILIDADE NA AVALIAÇÃO: INCLUSÃO E AUTONOMIA ATRAVÉS DE ATIVIDADES DE VIDA DIÁRIA E ROTINA ESCOLAR
DANIELLE CHRISTINA DO NASCIMENTO OLIVEIRA;
SUZANLI ESTEF
GESTÃO DA INCLUSÃO NA GESTÃO UNIVERSITÁRIA: A ELABORAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO DA CPIA/EMUFRN
DAVID BARBALHO PEREIRA;
ANA LEILA DE MELO SOARES;
FRANCISCO RICARDO LINS VIEIRA DE MELO
DA TRADUÇÃO À ADAPTAÇÃO DOS CLÁSSICOS NO ENSINO DE LITERATURA SURDA
RAQUEL FERREIRA DA SILVEIRA
ENGENHARIA E TECNOLOGIA ASSISTIVA: FABRICAÇÃO DE MOLDE PARA CRIAÇÃO DE ROTULAGEM ACESSÍVEL EM SOLUÇÕES QUÍMICAS
KLEISON JOSE MEDEIROS LEOPOLDINO;
BISMARCK LUIZ SILVA;
MADSON LUIZ GALLIZA OLIVEIRA
AUDIODESCRIÇÃO COMO RECURSO PEDAGÓGICO EM CONTEXTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
ANDRÉIA CRISTINA CARVALHO CÁO;
LARISSY ALVES COTONHOTO
ALTERNATIVAS PEDAGÓGICAS NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE E BAIXA ACUIDADE VISUAL NO AMBIENTE UNIVERSITÁRIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
MARCIA MARILIA GOMES DANTAS LOPES;
LAIS DE OLIVEIRA BATISTA LOURENCO;
SEVERINA CARLA VIEIRA CUNHA LIMA;
NOEMIA ARAUJO XAVIER
UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO SOBRE ACESSIBILIDADE METODOLÓGICA: ENSINO DE QUÍMICA PARA PESSOAS SURDAS
REGINA DE FÁTIMA FREIRE VALENTIM MONTEIRO;
DEYSE MORGANA DAS NEVES CORREIA;
ANDRÉA DE LUCENA LIRA
O NÚCLEO DE APOIO AO DISCENTE – NAD COMO ESTRATÉGIA DE ACESSIBILIDADE PEDAGÓGICA
SONIA AZEVEDO DE MEDEIROS;
THIAGO SANTOS DE MELO
PROGRAMA MAIS ACESSO: VIABILIZANDO A INCLUSÃO E A PARTICIPAÇÃO SOCIAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
BEATRIZ LINS LOBATO;
MARKLEA DA CUNHA FERST;
MARIA EDUARDA SILVA DE SOUZA
A ACESSIBILIDADE INFORMACIONAL NA BIBLIOTECA: UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
RITA DE CASSIA BARBOSA PEREIRA;
ESDRA BASIIO
PRODUÇÃO DE MATERIAIS ACESSÍVEIS NA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA: ACESSIBILIDADE COMUNICACIONAL E AJUDA TÉCNICA NOS SERVIÇOS DA DIRETORIA DE ACESSIBILIDADE E BIBLIOTECA DIGITAL E SONORA
CAROLINA DIAS PINHEIRO;
SINARA POLLOM ZARDO;
FABIANE NOGUEIRA FREITAS
A PARTICIPAÇÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO FORTALECIMENTO DA POLÍTICA DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR
DAVID BARBALHO PEREIRA;
ANA LEILA DE MELO SOARES;
CATARINA SHIN LIMA DE SOUZA;
ELIZABETH SACHI KANZAKI RIBEIRO
BANCO DE TROCA ADULTO: OFICINA DE EQUIPAMENTOS DE ACESSIBILIDADE USANDO MADEIRA
EUNADIA SILVA CAVALCANTE
GUIA ORIENTADOR SOMIA21: PRODUTO COMPLEMENTAR PARA ATIVIDADE CURRICULAR EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NO ENSINO SUPERIOR
ARLETE MARINHO GONÇALVES;
THÁLITA MONTENEGRO DE ANDRADE
PRODUÇÃO DE MATERIAL ACESSÍVEL PARA INCLUSÃO UNIVERSITÁRIA: UM ENFOQUE NA DIVISÃO DE PRODUÇÃO DE MATERIAL ACESSÍVEL (DPMA) DA SECRETARIA DE ACESSIBILIDADE – UFC INCLUI.
IONÉLITO COSTA DE OLIVEIRA;
MARILENE CALDERARO DA SILVA MUNGUBA;
DAVI CÂNDIDO DA SILVA
A LÍNGUA DA IGUALDADE: GLOSSÁRIO DE TERMOS MARXISTAS EM LIBRAS PARA A EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE SURDOS
ERLIANDRO FELIX SILVA
SELO BRASILEIRO DE ACESSIBILIDADE: SISTEMA WEB PARA AVALIAÇÃO DE ACESSIBILIDADE DE SITES E GERAÇÃO DE SELO AUTOMÁTICO
WOQUITON LIMA FERNANDES;
DURVAL FERREIRA SOBRINHO JÚNIOR;
ANDRÉA POLETTO SONZA
CONCEPÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA PARA ACOMPANHAMENTO DE TUTORIA DE PARES NA PERSPECTIVA INCLUSIVA
WOQUITON LIMA FERNANDES;
SAMUEL ARAÚJO SILVEIRA;
RODRIGO COSTA NEVES;
ANDRÉA POLETTO SONZA
UNIVERSIDADES ACESSÍVEIS E INCLUSIVAS: METODOLOGIA DE ANÁLISE DO NÍVEL ACESSIBILIDADE DO ESPAÇO CONSTRUÍDO
JÚLIA MONTEIRO HERSZENHUT;
JANSEN ZANINI MARTINS;
CAIO FREDERICO E SILVA;
SINARA POLLOM ZARDO;
MARTA ADRIANA BUSTOS ROMERO
ACESSIBILIDADE DIGITAL DO REPOSITÓRIO DE INFORMAÇÕES ACESSÍVEIS DA UFPA – RIAUFPA: TESTE COM USUÁRIOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
ZILAH EDELBURGA CHAVES DOS SANTOS
ACESSIBILIDADE E SEGURANÇA EM LABORATÓRIO: PLACAS DE SEGURANÇA ACESSÍVEIS
KLEISON JOSE MEDEIROS LEOPOLDINO;
KATYUSCIA MARIA DA SILVA;
BISMARCK LUIZ SILVA;
LAMONIARA MENDES QUERINO FÉLIX
GRUPO DE TRABALHO 2
DATA: 03 de abril, Quarta-feira
LOCAL: Secretaria de Educação – Sala 1
HORÁRIO: 8h às 10h
COORDENAÇÃO: Profa. Dra. ALEXANDRA AYACH ANACHE (UFMS)
DIAGNÓSTICO PARTICIPATIVO DA ACESSIBILIDADE EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
FRANCILEUDA DE LIMA LINHARES TEIXEIRA;
LILIA ASUCA SUMIYA
POLÍTICAS PÚBLICAS INCLUSIVAS APLICADAS NA UTFPR: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA ALUNA SURDA
FLÁVIA SASSO BRANDÃO;
TALÍCIA DO CARMO GALAN KUHN;
DANISLEI BERTONI;
AWDRY FEISSER MIQUELIN;
LIA MARIS ORTH RITTER ANTIQUEIRA
CONTRIBUIÇÕES AFIRMATIVAS DO TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LIBRAS/PORTUGUÊS NO ENSINO SUPERIOR DURANTE E APÓS PERÍODO PANDÊMICO
WILMA NUNES SANTOS;
DEBORA MORENO DINIZ;
LAVINIA TEIXEIRA DE AGUIAR MACHADO LACERDA
ABORDAGEM DA SEXUALIDADE DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO FILME “VENHA COMO VOCÊ É”
DIEGO MONTEIRO GOMES DE CAMPOS;
DIOGO DOS SANTOS SOUZA
ACESSIBILIDADE LINGUÍSTICA EM LIBRAS NO CONTEXTO DA SALA DE AULA: DESAFIOS E EXPECTATIVAS DA PESSOA SURDA E DO TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (TILS)
JOSÉ ARNOR DE LIMA JÚNIOR
DIFICULDADES NO ACESSO AO SERVIÇO DE TILS: UM RELATO DE CASO
JOSÉ ARNOR DE LIMA JÚNIOR
DECOLONIALIDADE E A EXCLUSÃO DO INTERIOR: NARRATIVAS DE RESISTÊNCIA DE SURDOS SOBRE SEGREGAÇÃO
ERLIANDRO FELIX SILVA
ENSINO SUPERIOR E ACESSIBILIDADE PEDAGÓGICA PARA INCLUSÃO DE UNIVERSITÁRIOS COM DEFICIÊNCIA: ESTADO DA QUESTÃO DOS DESAFIOS E INICIATIVAS
ANA REBECA MEDEIROS NUNES DE OLIVEIRA ROCHA;
FRANCISCA GENY LUSTOSA
CITY TOUR INCLUSIVO: ROTEIROS SÃO LUÍS “EM LIBRAS” E “POR OUTROS OLHOS
JOSEMERY ARAUJO ALVES;
JANETE RODRIGUES DE VASCONCELOS CHAVES;
KLEAN ALEX FONSECA DE CARVALHO;
MARIA VALERIA PEREIRA DE ARAUJO
ENGENHARIA DE MATERIAIS E ACESSIBILIDADE: FABRICAÇÃO DE PLACAS DE SINALIZAÇÃO TÁTIL POR IMPRESSÃO 3D BISMARCK LUIZ SILVA;
MADSON LUIZ GALLIZA OLIVEIRA;
ANA BIATRIZ GUEDES DO NASCIMENTO;
ELOAM JESSICA NUNES HOLANDA
GRUPO DE TRABALHO 2
DATA: 03 de abril, Quarta-feira
LOCAL: Escola de Governo do RN – SALA 2
HORÁRIO: 8h às 10h
COORDENAÇÃO: Profa. Dra. NEIZA DE LOURDES FREDERICO FUMES (UFAL)
ACESSIBILIDADE NAS BIBLIOTECAS DO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (IFES): PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA
QUEZIA BARBOSA DE OLIVEIRA AMARAL;
LARISSY ALVES COTONHOTO
A DESVALORIZAÇÃO DO TRADUTOR INTÉRPRETE DE LIBRAS E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS SURDOS
PRISCILLA RAMOS MENDONCA DE OLIVEIRA CUNHA
INTERFACE DA ATUAÇÃO DOS TRADUTORES-INTÉRPRETES DE LIBRAS NA UFRRJ: ENTRE O TRABALHO TÉCNICO E O PEDAGÓGICO
DANIEL DE SOUZA SIQUEIRA;
ELIZA LIPPE
O RITMO DA INCLUSÃO: UMA ANÁLISE DO PROJETO XXX NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL NAS AULAS DE MUSICALIZAÇÃO PARA CRIANÇAS COM AUTISMO
DÉBORA SUSÃ PINTO DE MEDEIROS
INCLUSÃO E ENSINO SUPERIOR: O QUE DIZ UMA ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL?
JULIA DOS SANTOS VIEIRA;
ANNIE GOMES REDIG
ANÁLISE DE USABILIDADE DO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPERIUFS: VISTAS A ACESSIBILIDADE
ANAISE DE SANTANA SANTOS
SIGNIFICAÇÕES DE UNIVERSITÁRIOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL SOBRE AS ATIVIDADES ACADÊMICAS PRESENCIAIS PÓS-PANDEMIA
ELIAN MARINHO DA SILVA;
NEIZA DE LOURDES FREDERICO FUMES;
RAÍSSA MATOS FERREIRA;
PHELIPE LINS DE MOURA
TECNOLOGIA ASSISTIVA: GARANTIA DE AUTONOMIA E INDEPENDÊNCIA DO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA NAS UNIVERSIDADES DA REGIÃO NORTE
ARLETE MARINHO GONÇALVES;
ALCIONE BATISTA DA SILVA MORAES;
ÁRLLON CHAVES LIMA
RELATO ‘RESIDÊNCIA INCLUIR’ MAM/RIO A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE UMA PESSOA AUTISTA
FERNANDA CARLA DA SILVA COSTA;
BIANCA SANTOS SILVA REIS
ACESSIBILIDADE NO CURSO DE LICENCIATURA DA COMPUTAÇÃO DO IFTO/CAMPUS PORTO NACIONAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM ACADÊMICO SURDO
RIVALDO PEREIRA DA COSTA;
ELVISNASCIMENTO DA SILVA;
LELMA NUNES SILVA
GRUPO DE TRABALHO 2
DATA: 03 de abril, Quarta-feira
LOCAL: Escola de Governo do RN – AUDITÓRIO 1º ANDAR
HORÁRIO: 8h às 10h
COORDENAÇÃO: Profa. Dra. LUCÉLIA CARDOSO CAVALCANTE (UNIFESSPA)
ACESSO E PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: CONTRIBUIÇÕES DA SECRETARIA DE INCLUSÃO ACADÊMICA E ACESSIBILIDADE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
LAÍS PERPETUO COLOMBO;
GEORGIA BULIAN SOUZA ALMEIDA;
DOUGLAS CHRISTIAN FERRARI DE MELO
UM PANORAMA DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS PAULISTAS: ESTUDANTES SURDOS OU COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA EM CURSOS DE GRADUAÇÃO
LUIZ RENATO MARTINS DA ROCHA
POLÍTICA DE RESERVA DE VAGAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL: CONTEXTOS DE ANÁLISE
ADRIANA MARIA ARIOLI
INGRESSO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
WALQUÍRIA DUTRA DE OLIVEIRA;
CLAUDIO ROBERTO MACHADO BENITE
POLÍTICAS DE INCLUSÃO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: O QUE EXPRESSAM OS PDIS DAS UNIVERSIDADES DA REGIÃO SUL
TALÍCIA DO CARMO GALAN KUHN;
ADRIANE DE LIMA PENTEADO;
FRANCIELE KOEHLER ALVES;
FELIPE MEZZADRI
PERCEPÇÕES DE LICENCIANDO(AS) COM DEFICIÊNCIA NA UFRJ: O NÚCLEO DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE (NIAC) COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA INCLUSIVA
MICHELE PEREIRA DE SOUZA DA FONSECA;
MARIA LUÍZA MENDES SANTOS
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO ENSINO SUPERIOR: EXPERIÊNCIAS DE TRABALHO COLABORATIVO DE DUAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS
CAMILA HARUMI SUDO
AÇÕES AFIRMATIVAS E FORMATIVAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA INSTITUCIONAL NO SUDESTE PARAENSE
LUCÉLIA CARDOSO CAVALCANTE;
ANA CAROLINE DOS SANTOS OLIVEIRA
GESTÃO INSTITUCIONAL E AÇÕES AFIRMATIVAS NA INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA
GIORDANA NASCIMENTODE FREITAS E SILVA
CLEMILDA DOS SANTOS SOUSA
GRUPO DE TRABALHO 3
DATA: 03 de abril, Quarta-feira
LOCAL: Secretaria de Educação – Sala 2
HORÁRIO: 8h às 10h
COORDENAÇÃO: Profa. Dra. LAURA CERETTA MOREIRA (UFPR)
INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: DIÁLOGO ENTRE UFPR/BRASIL E UMCE/CHILE
KARIN RANK LIEBL;
LAURA CERETTA MOREIRA;
MARIANA BELTRÃO BANDEIRA;
SUELI DE FATIMA FERNANDES;
JANETE LOPES MONTEIRO;
EDUARDO ANDRÉS CARRACO HENRÍQUEZ
INCLUSÃO DE PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS: UMA DESCRIÇÃO DO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO
MARIA AUXILIADORA MOTA BATISTA;
RAYLENE RODRIGUES DE SENA;
KEYLA CIRQUEIRA CARDOSO NUNES;
ELIANA MESQUITA DA SILVA
ACESSIBILIDADE COMUNICACIONAL NO ENSINO SUPERIOR: UM RELATO SOBRE EDUCAÇÃO PARA SURDOS EM DUAS REALIDADES
MARILENE CALDERARO DA SILVA MUNGUBA;
TEREZINHA TEIXEIRA JOCA;
ANA REBECA MEDEIROS NUNES DE OLIVEIRA ROCHA;
LUANA FERNANDES MAGALHÃES;
MÁRCIO JOSÉ LEMOS GARCIA
PERFIL DE ESTUDANTES COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA PAULISTA: UMA ANÁLISE INTERSECCIONAL DO TEMA
SANDRA ELI SARTORETO DE OLIVEIRA MARTINS
INGRESSO E ACOMPANHAMENTO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS NA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO IFSULDEMINAS
MAYARA LYBIA SILVA MUNIZ;
CAMILA PEREIRA SANTOS
AUXÍLIO ESTUDANTIL PARA TECNOLOGIA ASSISTIVA: UMA AÇÃO AFIRMATIVA QUE VISA PERMANÊNCIA E ÊXITO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE
LUANA TILLMANN;
CAROLINA FONTOURA CARTANA;
IARA MANTOANELLI
DOCÊNCIA E GESTÃO ACADÊMICA: O(S) DESAFIO(S) DA ACESSIBILIDADE PARA DOCENTES SURDOS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
JOATAN DAVID FERREIRA DE MEDEIROS;
DANIELE CAROLINE GONÇALVES LIMA;
PEDRO LUCAS SALES COSTA;
O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO ENSINO BÁSICO E NO ENSINO SUPERIOR: UMA VISITA À BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES (BDTD)
ELIAS RIBEIRO DUARTE;
THALES FABRICIO DA COSTA E SILVA
ACESSO, PERMANÊNCIA E QUALIDADE COMO CAMINHO PARA INCLUSÃO: UM TRAÇADO NA HISTÓRIA E NA MEMÓRIA DA UERN
BRUNA LARINE DANTAS DE MEDEIROS;
ANA LÚCIA OLIVEIRA AGUIAR;
CLÁUDIO HENRIQUE PEREIRA DE ARAÚJO;
EVANDRO HALLYSON DANTAS PEREIRA
EDUCAÇÃO ESPECIAL E O FRACASSO ESCOLAR: UMA LEITURA A CONTRAPELO
NATHÁLIA FONSECA DA SILVA BARBOZA
GRUPO DE TRABALHO 4
DATA: 03 de abril, Quarta-feira
LOCAL: Escola de Governo do RN – AUDITÓRIO MASTER
HORÁRIO: 8h às 10h
COORDENAÇÃO: Profa. Dra. MARCIA DENISE PLETSCH (UFRRJ)
RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE PRODUÇÃO TEXTUAL EM LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA COM ESTUDANTES SURDOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM SALVADOR – BA
ELIZABETH REIS TEIXEIRA
LETRAMENTO BILÍNGUE NO ENSINO SUPERIOR COMO PREMISSA PARA ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO DE ESTUDANTES SURDOS
DANIEL DE SOUZA SIQUEIRA;
MARCIA D PLETSCH
PRÁTICAS E REFLEXÕES NA MUSICALIZAÇÃO PARA PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN
MARCELO DA SILVA SANTOS;
NATHALIA GABRIELLA FERNANDES AGUIAR
INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO SUPERIOR
IZAURA MARIA DE ANDRADE DA SILVA;
SANTUZA MONICA DE FRANÇA PEREIRA DA FONSECA;
ANDREZA VIDAL BEZERRA
INCLUSÃO DE UM DISCENTE AUTISTA NO CURSO DE MEDICINA: ESTRATÉGIAS INSTITUCIONAIS
RAQUEL NERY DE LIMA SABINO;
SIMONE DA NOBREGA TOMAZ MOREIRA
ESTUDOS SOBRE EXPERIÊNCIAS DE INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
VALDELÚCIA ALVES DA COSTA;
TATIANE REZENDE NUNES DE SOUZA
SIGNIFICAÇÕES DE PROFESSORES ACERCA O PROCESSO PEDAGÓGICO CONDUZIDO NO ENSINO PRESENCIAL PÓSPANDEMIA DE UNIVERSITÁRIOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)
JOABSON MELO SILVA DE AQUINO;
NEIZA DE LOURDES FREDERICO FUMES;
RAÍSSA MATOS FERREIRA;
PHELIPE LINS DE MOURA
A DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA COMO FACILITADORA NOS PROCESSOS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
DIOLINDA FRANCIELE WINTERHALTER;
ANDREA JESSICA BORGES MONZÓN
REFLEXÕES SOBRE INCLUSÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA: UMA ABORDAGEM À LUZ DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
LUCIANA XAVIER BASTOS LACERDA;
CARLA DA CRUZ SANTOS;
JAQUELINE ALMEIDA SILVA;
SABRINA GARCIA CASTRO NASCIMENTO
SIGNIFICAÇÕES ACERCA DAS BARREIRAS PARA A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA EM UNIVERSITÁRIOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL DURANTE E PÓSPANDEMIA DE COVID-19
NEIZA DE LOURDES FREDERICO FUMES;
SAMUEL DA SILVA WANDERLEY;
PHELIPE LINS DE MOURA;
RAÍSSA MATOS FERREIRA
RECONHECIMENTO DO ESPECIALISTA EM SISTEMA BRAILLE: UM ESTUDO DA ATUAÇÃO DO ADAPTADOR, TRANSCRITOR E REVISOR
CHRISTIANE GOMES DOS SANTOS
GESSÉ JOSÉ DE ARAÚJO
UNIVERSIDADE E PREFEITURA: UM APOIO A INCLUSÃO?
FABÍOLA BARROCAS TAVARES;
CARINE SOARES MACIEL
GRUPO DE TRABALHO 4
DATA: 03 de abril, Quarta-feira
LOCAL: Secretaria do Educação – Sala 3
HORÁRIO: 8h às 10h
COORDENAÇÃO: Profa. Dra. JOAB GRANA REIS (UEA)
EDUCAÇÃO DE SURDOS E AS IMBRICAÇÕES COM A PSICOPEDAGOGIA: O QUE PRECISAMOS SABER?
ROBERTA CANTUÁRIA BORGES
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO: O QUE REVELAM AS BASES
ROBERTA CANTUÁRIA BORGES;
SUSANA COUTO PIMENTEL
ESTRATÉGIAS COLABORATIVAS PARA A APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES SURDAS/OS: EXPERIÊNCIAS EXITOSAS NO CURSO TÉCNICO EM ALIMENTOS DO INSTITUTO FEDERAL BAIANO
SARA PEREIRA DOS SANTOS OLIVEIRA;
ANA PAULA ZERBATO;
ELCK ALMEIDA CARVALHO
TUTORIA DE PARES COM FOCO NA INCLUSÃO ACADÊMICA DE ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS NO IFRS- CAMPUS CAXIAS DO SUL
CAMILA SIQUEIRA RODRIGUES PELLIZZER;
ALINE REGINA HORBACH
A RELEVÂNCIA DO MEDIADOR ESCOLAR, NO TRATO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTAS (TEA): UM RELATO DE EXPERIÊNCIA PELA PRÁXIS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
LEUCILENE PEREIRA ALVES;
ANDREZZA BELOTA LOPES MACHADO;
JOAB GRANA REIS;
SHEILA MOURA DO AMARAL;
ANDREZZA BELOTA LOPES MACHADO
UMA VIVÊNCIA DA PRÁTICA INCLUSIVA EM CURSOS DE LICENCIATURA DO IFRN
THALITA CUNHA MOTTA
O NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO COMO SUPORTE AO ESTUDANTE PARA PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES.
ANGÉLICA DE LUCAS GAVALDÃO;
BRUNA OLIVEIRA DE REZENDE;
JOANA PISKE DALMORO;
KAREN THUANNI SILVA SOARES;
KIZZI MEIRA QUEIROS DOURADO
EDUCAÇÃO INCLUSIVA E O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: DESAFIOS ENFRENTADOS NO ENSINO SUPERIOR
JOSEMERY ARAUJO ALVES;
GIULIANA MARIA GONCALVES AVILA
ACESSIBILIDADE NA FORMAÇÃO DE DOCENTE PARA A ATUAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DOCENTEPT INCLUSIVO
LARISSY ALVES COTONHOTO;
MARIELLA BERGER ANDRADE
A HORTA COMO SUPORTE DE APRENDIZAGEM PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
DIOGO DOS SANTOS SOUZA;
CAROLINE HARDOIM SIMÕES;
DIEGO MONTEIRO GOMES DE CAMPOS
GRUPO DE TRABALHO 5
DATA: 04 de abril, Quinta-feira
LOCAL: Escola de Governo do RN – AUDITÓRIO MASTER
HORÁRIO: 9h:20min às 11h:20min
COORDENAÇÃO: Profa. Dra. ADRIANA PAGAIME (Fundação Carlos Chagas)
A MONITORIA INCLUSIVA NO ENSINO SUPERIOR PARA ESTUDANTES COM TEA: UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO POTENCIALIZADORA DA APRENDIZAGEM
PATRÍCIA MURATORI DE LIMA E SILVA NEGRÃO
LINGUÍSTICA APLICADA E ESTUDOS DA DEFICIÊNCIA: INTERAÇÕES POSSÍVEIS PARA UM ENSINO DE LÍNGUAS ANTICAPACITISTA
BEATRIZ FURTADO ALENCAR LIMA
TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM INSTITUTOS FEDERAIS BRASILEIROS
NADJA REGINA SOUSA MAGALHÃES
FORMAÇÃO DOCENTE PARA A ATUAR NA EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA: PARCERIAS QUE TRANSFORMAM
YVINA PAVAN BALDO;
LARISSY ALVES COTONHOTO
NEURODIVERSIDADE E PÓS-GRADUAÇÃO: EXPERIÊNCIA DE PESSOAS NEURODIVERGENTES EM RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL
BÁRBARA DE OLIVEIRA SANTARONI CORTAT;
LARISSA GUILHERME PESSOA DE ASSIS E SOUZA;
JULIANA PINHEIRO MAGRO
PROGRAMA DE TUTORIA PARA ACESSIBILIDADE: DIREITO À APRENDIZAGEM NA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
SINARA POLLOM ZARDO;
ÉRICA NAYARA PAULINO MELO;
THAISA DA SILVA FONSECA;
YGRAINE HARTMANN
ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM ESTUDO COM O ALUNO EM PSICOSE CRÔNICA IDIOPÁTICA – ESQUIZOFRENIA
SILMARA SARTORETO DE OLIVEIRA;
BIANCA DOS SANTOS DUQUE;
YASMIM MUNIZ SILVA
REPERTÓRIO DE COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS PARA A ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA): PROCESSO DE TRANSIÇÃO DO ENSINO MÉDIO PARA O TRABALHO FORMAL
POLLYANNA DE ARAUJO FERREIRA;
DEBORA REGINA DE PAULA NUNES;
FRANCISCO DE PAULA NUNES SOBRINHO
PESSOA COM DEFICIÊNCIA E TRABALHO: TECENDO ANÁLISES DE MARCOS REFERENCIAS À LUZ DOS CONCEITOS DE BIOPODER E ESTIGMA
LARISSA GUILHERME PESSOA DE ASSIS E SOUZA
JULIANA PINHEIRO MAGRO
GRUPO DE TRABALHO 5
DATA: 04 de abril, Quinta-feira
LOCAL: Secretaria de Educação – Sala 1
HORÁRIO: 9h:20min às 11h:20min
COORDENAÇÃO: Profa. Dra. SIMONE DA NÓBREGA TOMAZ MOREIRA (UFRN)
O ENSINO DA NUTRIÇÃO INCLUSIVA COMO FERRAMENTA PARA DIMINUIR BARREIRAS DE ACESSO À SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA
THAÍS LIMA DIAS BORGES;
MARCIA MARILIA GOMES DANTAS LOPES;
THIAGO PEREZ JORGE;
NILA PATRÍCIA FREIRE PEQUENO;
URSULA VIANA BAGNI
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: DESAFIOS DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E ORGANIZACIONAIS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA
DANIELA ANTONELLO LOBO D AVILA;
FRANCIELE RUSCH KÖNIG
A EXPERIÊNCIA DE UMA ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR EM AULAS PRÁTICAS DE LABORATÓRIOS: PROCESSOS DE (EX)INCLUSÃO
PAULA BATISTA DA TRINDADE;
LISIÊ MARLENE DA SILVEIRA MELO MARTINS
A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: RELATO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS NO IFRN CAMPUS CANGUARETAMA.
RENATA LIMA DE MORAIS;
POLLYANNA DE ARAUJO FERREIRA
TRAJETÓRIA ACADÊMICA DE LICENCIANDOS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO PILOTO NA UERJ
MIGUEL LONGO VIEIRA VIDAL DO ROSARIO;
FLÁVIA BARBOSA DA SILVA DUTRA
PARA INCLUIR: UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA.
LARISSY ALVES COTONHOTO;
ANA PAULA ZERBATO
A PARTICIPAÇÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA E AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS
VERÔNICA FOLLA SOUTO PATRONE;
FLÁVIA BARBOSA DA SILVA DUTRA;
ELIZABETH CANEJO
O LABORATÓRIO DE INCLUSÃO E DIVERSIDADE COMO REDE DE APOIO E SUPORTE PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FLÁVIA BARBOSA DA SILVA DUTRA;
GUSTAVO DA SILVA MARCHIORI;
FELIPE DI BLASI
A POLÍTICA DE AÇÕES AFIRMATIVAS NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: O CASO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA
CLARA SABINO DOS REIS;
FLÁVIA BARBOSA DA SILVA DUTRA;
THALES PENGO DA COSTA HENRIQUES
GESTÃO INSTITUCIONAL DE POLÍTICAS AFIRMATIVAS E DEMANDAS INSURGENTES PARA A INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
FLÁVIA BARBOSA DA SILVA DUTRA;
FELIPE DI BLASI;
VIVIAN MARY BARRAL DODD RUMJANEK;
SÉRGIO MEDEIROS PINTO
GRUPO DE TRABALHO 6
DATA: 04 de abril, Quinta-feira
LOCAL: Escola de Governo do RN – SALA 1
HORÁRIO: 9h:20min às 11h:20min
COORDENAÇÃO: Profa. Dra. LUCIANA DE ANDRADE MENDES (UFRN)
APOIO PEDAGÓGICO, COLABORATIVIDADE E INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: PROMOVENDO ACESSIBILIDADE ATRAVÉS DA AMPLIAÇÃO DOS DIFERENTES LETRAMENTOS
}ANDREA JESSICA BORGES MONZÓN;
DIOLINDA FRANCIELE WINTERHALTER
MONITORIA INCLUSIVA: UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO
CIBELE MOREIRA MONTEIRO;
LUCIANA DA SILVA CARETTI
INCLUSÃO DE ESTUDANTES PCD NO ENSINO SUPERIOR: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO INDIVIDUALIZADO
JOANA DARK ANDRADE DE SOUSA;
CRISLEY VIEIRA DE SOUSA;
JULYANE KALLYANDRA ALVES PEREIRA
POLÍTICAS E PRÁTICAS DE INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: A MONITORIA ESPECIALIZADA EM FOCO
KATIUSCIA CRISTINA VARGAS ANTUNES;
NÁDIA FERREIRA DE FARIA BRAGA;
PATRÍCIA SÁ DE ALMEIDA TAVELLA
ATUAÇÃO EM REDE PARA A GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO
VANESSA CAMARGO ROCHA
AÇÕES DE NÚCLEOS DE ACESSIBILIDADE NO ENSINO SUPERIOR: UM COMPARATIVO ENTRE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA E UMA PRIVADA
TEREZINHA TEIXEIRA JOCA;
MARILENE CALDERARO DA SILVA MUNGUBA;
ANA REBECA MEDEIROS NUNES DE OLIVEIRA ROCHA;
LUANA FERNANDES MAGALHÃES;
MÁRCIO JOSÉ LEMOS GARCIA
O SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA EM UMA UNIVERSIDADE BRASILEIRA
LEONARDO AUGUSTO CARDOSO DE OLIVEIRA;
ADRIANE MARTINS SOARES PELISSONI
INCLUSÃO, ACESSIBILIDADE E APOIO À TRAJETÓRIA ACADÊMICA DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA: BRASIL E CHILE EM DIÁLOGO
JANETE LOPES MONTEIRO;
KARIN RANK LIEBL;
LAURA CERETTA MOREIRA;
MARIANA BELTRÃO BANDEIRA;
SUELI DE FATIMA FERNANDES;
EDUARDO ANDRÉS CARRACO HENRÍQUEZ
ACESSIBILIDADE NA SAÚDE: UMA EXPERIÊNCIA DO IFSERTÃOPE CAMPUS SALGUEIRO ATRAVÉS DA LIBRAS
MARIA PATRÍCIA LOURENÇO BARROS
CONSTRUÇÃO DO PLANO DE AÇÃO DA COMISSÃO PERMANENTE DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE DO CENTRO DE TECNOLOGIA (CPIA/CT) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE: REFLEXÕES E PERSPECTIVAS
LUCIANA DE ANDRADE MENDES;
ANA LEILA DE MELO SOARES;
BISMARCK LUIZ SILVA;
EUNADIA SILVA CAVALCANTE
AVALIAÇÃO DA INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA ATRAVÉS DO QUESTIONÁRIO INES EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA – ARGENTINA
VANESSA GIOVANA VASQUES
SANDRA ELI SARTORETO DE OLIVEIRA MARTINS
MARIA LAURA CHAPERO
GRUPO DE TRABALHO 6
DATA: 04 de abril, Quinta-feira
LOCAL: Escola de Governo do RN
HORÁRIO: 9h:20min às 11h:20min
COORDENAÇÃO: Profa. Dra. FRANCILEIDE BATISTA DE ALMEIDA VIEIRA (UFRN)
A LUTA ANTICAPACITISTA E AGÊNCIA DE UNIVERSITÁRIOS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: A CONSTITUIÇÃO DO COLETIVO NADA SEM NÓS ROSIANE OLIVEIRA DE AMORIM;
NEIZA DE LOURDES FREDERICO FUMES
PESSOA IDOSA COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
THALES FABRICIO DA COSTA E SILVA;
LAIANE ELIAS DANTAS MARQUES;
ALINE ARAÚJO DE OLIVEIRA BARBALHO
ATUAÇÃO DA CPIA DO CERES VISANDO A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS
ISABELA FERREIRA ALVES;
FRANCILEIDE BATISTA DE ALMEIDA VIEIRA
SUPORTE EDUCACIONAL ON-LINE AO ALUNO COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
ALINE DE ALVERNAZ BRANCO FERRAZ;
MARIANA CORRÊA PITANGA DE OLIVEIRA
SUPORTE PEDAGÓGICO E ACESSIBILIDADE NO ENSINO SUPERIOR
IZADORA MARTINS DA SILVA DE SOUZA;
KELLY MAIA CORDEIRO;
MARIANA CORRÊA PITANGA DE OLIVEIRA
ADAPTAÇÕES CURRICULARES À DISCENTES: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTE NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
ADRIANE MARTINS SOARES PELISSONI;
LEONARDO AUGUSTO CARDOSO DE OLIVEIRA;
TÂNIA MARON VICHI FREIRE DE MELLO;
MARIANA FREITAS NERY
PRÁTICAS DE APOIO PSICOLÓGICO E PSICOPEDAGÓGICO NA UNIVERSIDADE COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA OU NECESSIDADES ESPECÍFICAS
ANA REBECA MEDEIROS NUNES DE OLIVEIRA ROCHA;
IARA VELÁZQUEZ ALCÂNTARA;
SOFIA QUIXADÁ MASCARENHAS DE ABREU;
TEREZINHA TEIXEIRA JOCA
ESPAÇO DE DESCOMPRESSÃO NO MUNDO UNIVERSITÁRIO TEREZINHA TEIXEIRA JOCA;
ANA REBECA MEDEIROS NUNES DE OLIVEIRA ROCHA;
IARA VELÁZQUEZ ALCÂNTARA;
SOFIA QUIXADÁ MASCARENHAS DE ABREU
A REDE DE APOIO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO INTEGRADO: UM RELATO DE CASO
YANE DE ANDRADE RAMALHO
GRUPO DE TRABALHO 7
DATA: 04 de abril, Quinta-feira
LOCAL: Escola de Governo do RN
HORÁRIO: 9h:20min às 11h:20min
COORDENAÇÃO: Profa. Dra. ARLETE MARINHO GONÇALVES (UFPA)
AVALIAÇÃO BIOPSICOSSOCIAL DA DEFICIÊNCIA: ANÁLISE DAS METODOLOGIAS ADOTADAS PELAS UNIVERSIDADES NA POLÍTICA DE COTAS
ARLETE MARINHO GONÇALVES
DESAFIOS NO INGRESSO E PERMANÊNCIA DE PCDS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ)
FERNANDA CARLA DA SILVA COSTA;
LUANA CRUZ MACHADO
ÍNDICE DE FUNCIONALIDADE BRASILEIRO: EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO DA DEFICIÊNCIA NA UFMG
REGINA CELI FONSECA RIBEIRO;
LAILAH VASCONCELOS DE OLIVEIRA VILELA;
DANIELA VIRGINIA VAZ
SERVIÇO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA EM UMA INSTITUIÇÃO FILANTRÓPICA A PARTIR DA ANÁLISE DE COMPORTAMENTO: RELATO DE EXPERIÊNCIA.
DANIEL MORAIS AZEVEDO
DOCENTES DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO INÍCIO DA CARREIRA EBTT NO IFBA: PERSPECTIVAS E DESAFIOS
CRISTINA ARAÚJO RAMOS REIS;
ELEN GOMES PEREIRA;
RENATO CHIMASO DOS SANTOS YOSHIKAWA;
MARIA INÊS MARQUES
INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO PARANÁ/BRASIL: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
SILMARA SARTORETO DE OLIVEIRA;
AMANDA LETICIA DA NOBREGA SILVA;
LUÍSA DE MELLO NAUJOKAT
DESVELANDO O ENTRELACE ENTRE CAPACITISMO, EUGENIA E EDUCAÇÃO SUPERIOR
JENIPHER ALYSSA DE LIMA SILVA;
ANDREZA VIDAL BEZERRA;
FLAVIA ROLDAN VIANA;
RITA DE CASSIA BARBOSA PAIVA MAGALHAES
EM BUSCA DE ACESSIBILIDADES CULTURAIS NA UNIVERSIDADE: SOBRE A VIVÊNCIA “TOCAR AS PAREDES DO TEMPO”
RAFAELA SILVEIRA DE AGUIAR;
DAVI CÂNDIDO DA SILVA;
MARCELA GONÇALVES TEIXEIRA;
IONÉLITO COSTA DE OLIVEIRA;
MARILENE CALDERARO DA SILVA MUNGUBA
ESTUDOS INTERSECCIONAIS DA DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA REVISÃO DA LITERATURA
LUANA CANDIDO DOS SANTOS;
ANDREZA VIDAL BEZERRA;
JENIPHER ALYSSA DE LIMA SILVA;
LAURA MEDEIROS SOUTO;
FRANCISCO RICARDO LINS VIEIRA DE MELO
GRUPO DE TRABALHO 7
DATA: 04 de abril, Quinta-feira
LOCAL: Escola de Governo do RN
HORÁRIO: 9h:20min às 11h:20min
COORDENAÇÃO: Profa. Dra. SANDRA ELI SARTORETO DE OLIVEIRA MARTINS (UNESP)
POLÍTICAS DE INCLUSĀO NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO A PARTIR DO OLHAR DOS ALUNOS
VALENTTINA SCHMIDT BILHAR;
RAQUEL FRÖHLICH
POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO INSTITUTO FEDERAL GOIANO
MONICA ISABEL CANUTO NUNES
ACOMPANHAMENTO DE DISCENTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS QUE NÃO CONSTITUEM PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA
MARIA MARILEI SOISTAK CHRISTO;
ADRIANE MANFRON VAZ;
CINTIA AZEVEDO GONÇALVES;
MARIANA KUBILIUS MONTEIRO
REDES SOCIAIS DIGITAIS E AS POSSIBILIDADES DE ACESSO À INFORMAÇÃO ACADÊMICA EM LIBRAS
FABIANA FLORENCIO DA SILVA;
ELVIS GLEY SILVA DOS SANTOS FILHO;
GISELE OLIVEIRA DA SILVA PAIVA;
MARIA KÉRSIA DA SILVA DOURADO;
SIMONE LORENA DA SILVA PEREIRA
A IMPORTÂNCIA DOS DISPOSITIVOS LEGAIS NA EFETIVAÇÃO DO ACESSO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
FRANCISCO VARDER BRAGA JUNIOR
O NAPNE E A FORMAÇÃO PARA OS DOCENTES: COMO ENFRENTAR AS RESISTÊNCIAS?
LIVIA CATARINA MATOSO DOS SANTOS TELLES
A TRAJETÓRIA DA CONSTRUÇÃO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA NO IFRJ
AMANDA CARLOU ANDRADE SANTOS;
ANDREA SILVA DO NASCIMENTO
POLÍTICAS PÚBLICAS DE ACESSO E PERMANÊNCIA DE DISCENTES SURDOS OU COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NO ENSINO SUPERIOR: DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO
RUTE DA SILVA LEANDRO;
PAMELA DE MEDEIROS BRANDÃO
PARA ALÉM DO ACESSO: UMA ANÁLISE, À LUZ DOS DIREITOS HUMANOS, DAS POLÍTICAS E PRÁTICAS INCLUSIVAS DA UFG COMO PROMOTORAS DA PERMANÊNCIA E PERTENCIMENTO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
KILDILENE CARVALHO MATOS MOTA;
ERICO RICARD LIMA CAVALCANTE MOTA
PANORAMAS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO IFPR: AVANÇOS E DESAFIOS
ANDREZA SEIXAS;
ELIZETE PINTO CRUZ SBRISSIA PITARCH FORCADELL;
MATHEUS AUGUSTO MENDES AMPARO;
ELIANE BRUNETTO PERTILE
MULHERES COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: O QUE A LITERATURA NOS REVELA?
ANDREZA VIDAL BEZERRA;
RITA DE CASSIA BARBOSA PAIVA MAGALHÃES
GRUPO DE TRABALHO 8
DATA: 04 de abril, Quinta-feira
LOCAL: Escola de Governo do RN
HORÁRIO: 9h:20min às 11h:20min
COORDENAÇÃO: Profa. Dra. ALESSANDRA MIRANDA MENDES SOARES (UFPB)
PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM TECNOLOGIA ASSISTIVA E EDUCAÇÃO: O CENÁRIO BRASILEIRO
LUCIANA SILVA TORRES MATSUSHITA
O SITE LIBREX USADO A FAVOR DA APRENDIZAGEM DE GRADUANDOS DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
ANA CAROLINA SALES OLIVEIRA;
RYAN WYLLYAN RIBEIRO INÁCIO;
PEDRO DI LUCA MARTINS CHAVES;
MANOEL VITOR AFONSO LOPES
PROGRESSÃO ARITMÉTICA: ESTRATÉGIA INOVADORA UTILIZANDO O MULTIPLANO E AS APLICAÇÕES DO SOROBAN
SIDNEY LOPES SANCHEZ JUNIOR
OBJETO DE APRENDIZAGEM: APRENDIZAGEM DOS NÚMEROS COMPLEXOS PARA ALUNOS COM TEA NA PERSPECTIVA DUA NA EPT
FLAVIA MANUELLA DE ALMEIDA KSIASZCZYK;
MAURÍCIO PAIVA DA SILVA
ROUPAS ASSISTIVAS: SEUS IMPACTOS E VANTAGENS NA VIDA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
CÍCERA BRUNA SILVA DE SOUSA;
MATHEUS TENORIO BARBOSA;
CINTIA RICAELE FERREIRA DA SILVA;
EDGARD MORYA
CAMPI INTELIGENTE E MOBILIDADE: INOVAÇÃO PARA ACESSIBILIDADE COM AUTONOMIA
NATHÁLIA FONSECA DA SILVA BARBOZA
TECNOLOGIAS E TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NA FORMAÇÃO MÉDICA
RENATA LOPES MACHADO ROMANHOLI;
JONATAN FERNANDO DA SILVA REIS
DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTAS DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE PARA A ASSISTÊNCIA NUTRICIONAL NA DISFAGIA
THAÍS LIMA DIAS BORGES;
BEATRIZ FIGUEIREDO DE LIMA;
SANCHA HELENA DE LIMA VALE
O ACESSO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NOS CURSOS SUPERIORES DE EDUCAÇÃO DO CAMPO NO SUDESTE DO BRASIL: ANÁLISES E DESAFIOS
CRISTIANE LOPES ROCHA DE OLIVEIRA;
ANA PAULA ZERBATO;
LUIZ RENATO MARTINS DA ROCHA
JUDÔ PARA TODOS: JUDÔ, SAÚDE MENTAL E PERTENCIMENTO
ENALDO BOAVENTURA COSTA
ENTRELAÇAMENTO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: O PAPEL DA UNIVERSIDADE PARA MÃES DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA DA (IN)VISIBILIDADE A PARTICIPAÇÃO SOCIAL
ALESSANDRA MIRANDA MENDES SOARES
GRUPO DE TRABALHO 8
DATA: 04 de abril, Quinta-feira
LOCAL: Escola de Governo do RN – AUDITÓRIO 1º ANDAR
HORÁRIO: 9h:20min às 11h:20min
COORDENAÇÃO: Prof. Dr. JEFFERSON FERNANDES ALVES (UFRN)
FEIRA LIVRE DE BARREIRAS: DIRETRIZES PROJETUAIS PARA A INCLUSÃO SOCIOESPACIAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
DIEGO HENRIQUE DA SILVA STERN;
OSNILDO ADÃO WAN-DALL JUNIOR;
SANDRA SAMARA PIRES FARIAS
TOCANDO COM OS OLHOS: FOTOGRAFIA E ACESSIBILIDADE
RUBENS VENÂNCIO
A SATISFAÇÃO COM A ACESSIBILIDADE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM OLHAR SOBRE O ESTADO DA ARTE
GEANE DAS CHAGAS SILVA;
PAULO ANDRÉ CASTRO CRUZ;
CLEVERTON JOSÉ FARIAS DE SOUZA;
LÚCIO FERNANDES FERREIRA
INCLUSÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): RELATO DE UMA PRÁTICA INTEGRATIVA EXTENSIONISTA
DARTAGNAN FERREIRA DE MACÊDO
CURSO DE LIBRAS: UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÀRIDO DE ANGICOS (RN)
CÉLIA CAMELO DE SOUSA
ATENDIMENTO AO ESTUDANTE COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: PARCERIA DA UNIVERSIDADE COM A ESCOLA
TATIANE NEGRINI
NOTRE DAME DE JEQUIÉ-BA: ANTICAPACISTISMO, TEATRO E FESTA DOS LOUCOS.
MARIA APARECIDA DE SOUZA;
VINÍCIUS GOMES DE OLIVEIRA
Grupo de Trabalho 1
MOSTRA DE INOVAÇÃO E ACESSIBILIDADE EM PRODUTOS EDUCACIONAIS
DATA: 03 de abril, Quarta-feira
LOCAL: Escola de Governo do RN – SALA 1 (Corredor onde se localiza a Secretaria da Escola de Governo do RN)
HORÁRIO: 8h às 10h
COORDENAÇÃO: PROF. DRA. ANDRÉA POLETTO SONZA (IFRS), PROFA. DRA. FLÁVIA ROLDANA VIANA (UFRN), GREICIMARA FERRARI (IFRS)
ACESSIBILIDADE NAS BIBLIOTECAS
QUEZIA BARBOSA DE OLIVEIRA AMARAL;
LARISSY ALVES COTONHOTO
CHECKLIST DE VERIFICAÇÃO DAS DIMENSÕES DE ACESSIBILIDADE: UMA FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO PARA SER UTILIZADA DURANTE O ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO
SAMUEL DOS SANTOS MOTA;
ANDRÉA POLETTO SONZA
A EXPERIÊNCIA ESTÉTICA EM DUAS OBRAS DE NEWTON NAVARRO, COM O USO DE SOUNDPAINTING
ANA LÍVIA DE JESUS OLIVEIRA E MELO;
JEFFERSON FERNANDES ALVES;
MARCUS ANDRE VARELA VASCONCELOS
PLANEJAMENTO DE ACESSIBILIDADE NA AVALIAÇÃO: INSTRUMENTO PEDAGÓGICO VIABILIZADOR DA INCLUSÃO
SUZANLI ESTEF;
PAOLA PEIXOTO DOS SANTOS
PLANEJAMENTO DE ACESSIBILIDADE NA AVALIAÇÃO: INCLUSÃO E AUTONOMIA ATRAVÉS DE ATIVIDADES DE VIDA DIÁRIA E ROTINA ESCOLAR
DANIELLE CHRISTINA DO NASCIMENTO OLIVEIRA;
SUZANLI ESTEF
GESTÃO DA INCLUSÃO NA GESTÃO UNIVERSITÁRIA: A ELABORAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO DA CPIA/EMUFRN
DAVID BARBALHO PEREIRA;
ANA LEILA DE MELO SOARES;
FRANCISCO RICARDO LINS VIEIRA DE MELO
DA TRADUÇÃO À ADAPTAÇÃO DOS CLÁSSICOS NO ENSINO DE LITERATURA SURDA
RAQUEL FERREIRA DA SILVEIRA
ENGENHARIA E TECNOLOGIA ASSISTIVA: FABRICAÇÃO DE MOLDE PARA CRIAÇÃO DE ROTULAGEM ACESSÍVEL EM SOLUÇÕES QUÍMICAS
KLEISON JOSE MEDEIROS LEOPOLDINO;
BISMARCK LUIZ SILVA;
MADSON LUIZ GALLIZA OLIVEIRA
AUDIODESCRIÇÃO COMO RECURSO PEDAGÓGICO EM CONTEXTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
ANDRÉIA CRISTINA CARVALHO CÁO;
LARISSY ALVES COTONHOTO
ALTERNATIVAS PEDAGÓGICAS NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE E BAIXA ACUIDADE VISUAL NO AMBIENTE UNIVERSITÁRIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
MARCIA MARILIA GOMES DANTAS LOPES;
LAIS DE OLIVEIRA BATISTA LOURENCO;
SEVERINA CARLA VIEIRA CUNHA LIMA;
NOEMIA ARAUJO XAVIER
UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO SOBRE ACESSIBILIDADE METODOLÓGICA: ENSINO DE QUÍMICA PARA PESSOAS SURDAS
REGINA DE FÁTIMA FREIRE VALENTIM MONTEIRO;
DEYSE MORGANA DAS NEVES CORREIA;
ANDRÉA DE LUCENA LIRA
O NÚCLEO DE APOIO AO DISCENTE – NAD COMO ESTRATÉGIA DE ACESSIBILIDADE PEDAGÓGICA
SONIA AZEVEDO DE MEDEIROS;
THIAGO SANTOS DE MELO
PROGRAMA MAIS ACESSO: VIABILIZANDO A INCLUSÃO E A PARTICIPAÇÃO SOCIAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
BEATRIZ LINS LOBATO;
MARKLEA DA CUNHA FERST;
MARIA EDUARDA SILVA DE SOUZA
A ACESSIBILIDADE INFORMACIONAL NA BIBLIOTECA: UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
RITA DE CASSIA BARBOSA PEREIRA;
ESDRA BASIIO
PRODUÇÃO DE MATERIAIS ACESSÍVEIS NA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA: ACESSIBILIDADE COMUNICACIONAL E AJUDA TÉCNICA NOS SERVIÇOS DA DIRETORIA DE ACESSIBILIDADE E BIBLIOTECA DIGITAL E SONORA
CAROLINA DIAS PINHEIRO;
SINARA POLLOM ZARDO;
FABIANE NOGUEIRA FREITAS
A PARTICIPAÇÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO FORTALECIMENTO DA POLÍTICA DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR
DAVID BARBALHO PEREIRA;
ANA LEILA DE MELO SOARES;
CATARINA SHIN LIMA DE SOUZA;
ELIZABETH SACHI KANZAKI RIBEIRO
BANCO DE TROCA ADULTO: OFICINA DE EQUIPAMENTOS DE ACESSIBILIDADE USANDO MADEIRA
EUNADIA SILVA CAVALCANTE
GUIA ORIENTADOR SOMIA21: PRODUTO COMPLEMENTAR PARA ATIVIDADE CURRICULAR EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NO ENSINO SUPERIOR
ARLETE MARINHO GONÇALVES;
THÁLITA MONTENEGRO DE ANDRADE
PRODUÇÃO DE MATERIAL ACESSÍVEL PARA INCLUSÃO UNIVERSITÁRIA: UM ENFOQUE NA DIVISÃO DE PRODUÇÃO DE MATERIAL ACESSÍVEL (DPMA) DA SECRETARIA DE ACESSIBILIDADE – UFC INCLUI.
IONÉLITO COSTA DE OLIVEIRA;
MARILENE CALDERARO DA SILVA MUNGUBA;
DAVI CÂNDIDO DA SILVA
A LÍNGUA DA IGUALDADE: GLOSSÁRIO DE TERMOS MARXISTAS EM LIBRAS PARA A EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE SURDOS
ERLIANDRO FELIX SILVA
SELO BRASILEIRO DE ACESSIBILIDADE: SISTEMA WEB PARA AVALIAÇÃO DE ACESSIBILIDADE DE SITES E GERAÇÃO DE SELO AUTOMÁTICO
WOQUITON LIMA FERNANDES;
DURVAL FERREIRA SOBRINHO JÚNIOR;
ANDRÉA POLETTO SONZA
CONCEPÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA PARA ACOMPANHAMENTO DE TUTORIA DE PARES NA PERSPECTIVA INCLUSIVA
WOQUITON LIMA FERNANDES;
SAMUEL ARAÚJO SILVEIRA;
RODRIGO COSTA NEVES;
ANDRÉA POLETTO SONZA
UNIVERSIDADES ACESSÍVEIS E INCLUSIVAS: METODOLOGIA DE ANÁLISE DO NÍVEL ACESSIBILIDADE DO ESPAÇO CONSTRUÍDO
JÚLIA MONTEIRO HERSZENHUT;
JANSEN ZANINI MARTINS;
CAIO FREDERICO E SILVA;
SINARA POLLOM ZARDO;
MARTA ADRIANA BUSTOS ROMERO
ACESSIBILIDADE DIGITAL DO REPOSITÓRIO DE INFORMAÇÕES ACESSÍVEIS DA UFPA – RIAUFPA: TESTE COM USUÁRIOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
ZILAH EDELBURGA CHAVES DOS SANTOS
ACESSIBILIDADE E SEGURANÇA EM LABORATÓRIO: PLACAS DE SEGURANÇA ACESSÍVEIS
KLEISON JOSE MEDEIROS LEOPOLDINO;
KATYUSCIA MARIA DA SILVA;
BISMARCK LUIZ SILVA;
LAMONIARA MENDES QUERINO FÉLIX
GRUPO DE TRABALHO 2
DATA: 03 de abril, Quarta-feira
LOCAL: Secretaria de Educação – Sala 1
HORÁRIO: 8h às 10h
COORDENAÇÃO: Profa. Dra. ALEXANDRA AYACH ANACHE (UFMS)
DIAGNÓSTICO PARTICIPATIVO DA ACESSIBILIDADE EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
FRANCILEUDA DE LIMA LINHARES TEIXEIRA;
LILIA ASUCA SUMIYA
POLÍTICAS PÚBLICAS INCLUSIVAS APLICADAS NA UTFPR: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA ALUNA SURDA
FLÁVIA SASSO BRANDÃO;
TALÍCIA DO CARMO GALAN KUHN;
DANISLEI BERTONI;
AWDRY FEISSER MIQUELIN;
LIA MARIS ORTH RITTER ANTIQUEIRA
CONTRIBUIÇÕES AFIRMATIVAS DO TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LIBRAS/PORTUGUÊS NO ENSINO SUPERIOR DURANTE E APÓS PERÍODO PANDÊMICO
WILMA NUNES SANTOS;
DEBORA MORENO DINIZ;
LAVINIA TEIXEIRA DE AGUIAR MACHADO LACERDA
ABORDAGEM DA SEXUALIDADE DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO FILME “VENHA COMO VOCÊ É”
DIEGO MONTEIRO GOMES DE CAMPOS;
DIOGO DOS SANTOS SOUZA
ACESSIBILIDADE LINGUÍSTICA EM LIBRAS NO CONTEXTO DA SALA DE AULA: DESAFIOS E EXPECTATIVAS DA PESSOA SURDA E DO TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (TILS)
JOSÉ ARNOR DE LIMA JÚNIOR
DIFICULDADES NO ACESSO AO SERVIÇO DE TILS: UM RELATO DE CASO
JOSÉ ARNOR DE LIMA JÚNIOR
DECOLONIALIDADE E A EXCLUSÃO DO INTERIOR: NARRATIVAS DE RESISTÊNCIA DE SURDOS SOBRE SEGREGAÇÃO
ERLIANDRO FELIX SILVA
ENSINO SUPERIOR E ACESSIBILIDADE PEDAGÓGICA PARA INCLUSÃO DE UNIVERSITÁRIOS COM DEFICIÊNCIA: ESTADO DA QUESTÃO DOS DESAFIOS E INICIATIVAS
ANA REBECA MEDEIROS NUNES DE OLIVEIRA ROCHA;
FRANCISCA GENY LUSTOSA
CITY TOUR INCLUSIVO: ROTEIROS SÃO LUÍS “EM LIBRAS” E “POR OUTROS OLHOS
JOSEMERY ARAUJO ALVES;
JANETE RODRIGUES DE VASCONCELOS CHAVES;
KLEAN ALEX FONSECA DE CARVALHO;
MARIA VALERIA PEREIRA DE ARAUJO
ENGENHARIA DE MATERIAIS E ACESSIBILIDADE: FABRICAÇÃO DE PLACAS DE SINALIZAÇÃO TÁTIL POR IMPRESSÃO 3D BISMARCK LUIZ SILVA;
MADSON LUIZ GALLIZA OLIVEIRA;
ANA BIATRIZ GUEDES DO NASCIMENTO;
ELOAM JESSICA NUNES HOLANDA
GRUPO DE TRABALHO 2
DATA: 03 de abril, Quarta-feira
LOCAL: Escola de Governo do RN – SALA 2
HORÁRIO: 8h às 10h
COORDENAÇÃO: Profa. Dra. NEIZA DE LOURDES FREDERICO FUMES (UFAL)
ACESSIBILIDADE NAS BIBLIOTECAS DO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (IFES): PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA
QUEZIA BARBOSA DE OLIVEIRA AMARAL;
LARISSY ALVES COTONHOTO
A DESVALORIZAÇÃO DO TRADUTOR INTÉRPRETE DE LIBRAS E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS SURDOS
PRISCILLA RAMOS MENDONCA DE OLIVEIRA CUNHA
INTERFACE DA ATUAÇÃO DOS TRADUTORES-INTÉRPRETES DE LIBRAS NA UFRRJ: ENTRE O TRABALHO TÉCNICO E O PEDAGÓGICO
DANIEL DE SOUZA SIQUEIRA;
ELIZA LIPPE
O RITMO DA INCLUSÃO: UMA ANÁLISE DO PROJETO XXX NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL NAS AULAS DE MUSICALIZAÇÃO PARA CRIANÇAS COM AUTISMO
DÉBORA SUSÃ PINTO DE MEDEIROS
INCLUSÃO E ENSINO SUPERIOR: O QUE DIZ UMA ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL?
JULIA DOS SANTOS VIEIRA;
ANNIE GOMES REDIG
ANÁLISE DE USABILIDADE DO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPERIUFS: VISTAS A ACESSIBILIDADE
ANAISE DE SANTANA SANTOS
SIGNIFICAÇÕES DE UNIVERSITÁRIOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL SOBRE AS ATIVIDADES ACADÊMICAS PRESENCIAIS PÓS-PANDEMIA
ELIAN MARINHO DA SILVA;
NEIZA DE LOURDES FREDERICO FUMES;
RAÍSSA MATOS FERREIRA;
PHELIPE LINS DE MOURA
TECNOLOGIA ASSISTIVA: GARANTIA DE AUTONOMIA E INDEPENDÊNCIA DO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA NAS UNIVERSIDADES DA REGIÃO NORTE
ARLETE MARINHO GONÇALVES;
ALCIONE BATISTA DA SILVA MORAES;
ÁRLLON CHAVES LIMA
RELATO ‘RESIDÊNCIA INCLUIR’ MAM/RIO A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE UMA PESSOA AUTISTA
FERNANDA CARLA DA SILVA COSTA;
BIANCA SANTOS SILVA REIS
ACESSIBILIDADE NO CURSO DE LICENCIATURA DA COMPUTAÇÃO DO IFTO/CAMPUS PORTO NACIONAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM ACADÊMICO SURDO
RIVALDO PEREIRA DA COSTA;
ELVISNASCIMENTO DA SILVA;
LELMA NUNES SILVA
GRUPO DE TRABALHO 2
DATA: 03 de abril, Quarta-feira
LOCAL: Escola de Governo do RN – AUDITÓRIO 1º ANDAR
HORÁRIO: 8h às 10h
COORDENAÇÃO: Profa. Dra. LUCÉLIA CARDOSO CAVALCANTE (UNIFESSPA)
ACESSO E PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: CONTRIBUIÇÕES DA SECRETARIA DE INCLUSÃO ACADÊMICA E ACESSIBILIDADE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
LAÍS PERPETUO COLOMBO;
GEORGIA BULIAN SOUZA ALMEIDA;
DOUGLAS CHRISTIAN FERRARI DE MELO
UM PANORAMA DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS PAULISTAS: ESTUDANTES SURDOS OU COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA EM CURSOS DE GRADUAÇÃO
LUIZ RENATO MARTINS DA ROCHA
POLÍTICA DE RESERVA DE VAGAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL: CONTEXTOS DE ANÁLISE
ADRIANA MARIA ARIOLI
INGRESSO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
WALQUÍRIA DUTRA DE OLIVEIRA;
CLAUDIO ROBERTO MACHADO BENITE
POLÍTICAS DE INCLUSÃO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: O QUE EXPRESSAM OS PDIS DAS UNIVERSIDADES DA REGIÃO SUL
TALÍCIA DO CARMO GALAN KUHN;
ADRIANE DE LIMA PENTEADO;
FRANCIELE KOEHLER ALVES;
FELIPE MEZZADRI
PERCEPÇÕES DE LICENCIANDO(AS) COM DEFICIÊNCIA NA UFRJ: O NÚCLEO DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE (NIAC) COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA INCLUSIVA
MICHELE PEREIRA DE SOUZA DA FONSECA;
MARIA LUÍZA MENDES SANTOS
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO ENSINO SUPERIOR: EXPERIÊNCIAS DE TRABALHO COLABORATIVO DE DUAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS
CAMILA HARUMI SUDO
AÇÕES AFIRMATIVAS E FORMATIVAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA INSTITUCIONAL NO SUDESTE PARAENSE
LUCÉLIA CARDOSO CAVALCANTE;
ANA CAROLINE DOS SANTOS OLIVEIRA
GESTÃO INSTITUCIONAL E AÇÕES AFIRMATIVAS NA INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA
GIORDANA NASCIMENTODE FREITAS E SILVA
CLEMILDA DOS SANTOS SOUSA
GRUPO DE TRABALHO 3
DATA: 03 de abril, Quarta-feira
LOCAL: Secretaria de Educação – Sala 2
HORÁRIO: 8h às 10h
COORDENAÇÃO: Profa. Dra. LAURA CERETTA MOREIRA (UFPR)
INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: DIÁLOGO ENTRE UFPR/BRASIL E UMCE/CHILE
KARIN RANK LIEBL;
LAURA CERETTA MOREIRA;
MARIANA BELTRÃO BANDEIRA;
SUELI DE FATIMA FERNANDES;
JANETE LOPES MONTEIRO;
EDUARDO ANDRÉS CARRACO HENRÍQUEZ
INCLUSÃO DE PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS: UMA DESCRIÇÃO DO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO
MARIA AUXILIADORA MOTA BATISTA;
RAYLENE RODRIGUES DE SENA;
KEYLA CIRQUEIRA CARDOSO NUNES;
ELIANA MESQUITA DA SILVA
ACESSIBILIDADE COMUNICACIONAL NO ENSINO SUPERIOR: UM RELATO SOBRE EDUCAÇÃO PARA SURDOS EM DUAS REALIDADES
MARILENE CALDERARO DA SILVA MUNGUBA;
TEREZINHA TEIXEIRA JOCA;
ANA REBECA MEDEIROS NUNES DE OLIVEIRA ROCHA;
LUANA FERNANDES MAGALHÃES;
MÁRCIO JOSÉ LEMOS GARCIA
PERFIL DE ESTUDANTES COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA PAULISTA: UMA ANÁLISE INTERSECCIONAL DO TEMA
SANDRA ELI SARTORETO DE OLIVEIRA MARTINS
INGRESSO E ACOMPANHAMENTO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS NA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO IFSULDEMINAS
MAYARA LYBIA SILVA MUNIZ;
CAMILA PEREIRA SANTOS
AUXÍLIO ESTUDANTIL PARA TECNOLOGIA ASSISTIVA: UMA AÇÃO AFIRMATIVA QUE VISA PERMANÊNCIA E ÊXITO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE
LUANA TILLMANN;
CAROLINA FONTOURA CARTANA;
IARA MANTOANELLI
DOCÊNCIA E GESTÃO ACADÊMICA: O(S) DESAFIO(S) DA ACESSIBILIDADE PARA DOCENTES SURDOS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
JOATAN DAVID FERREIRA DE MEDEIROS;
DANIELE CAROLINE GONÇALVES LIMA;
PEDRO LUCAS SALES COSTA;
O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO ENSINO BÁSICO E NO ENSINO SUPERIOR: UMA VISITA À BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES (BDTD)
ELIAS RIBEIRO DUARTE;
THALES FABRICIO DA COSTA E SILVA
ACESSO, PERMANÊNCIA E QUALIDADE COMO CAMINHO PARA INCLUSÃO: UM TRAÇADO NA HISTÓRIA E NA MEMÓRIA DA UERN
BRUNA LARINE DANTAS DE MEDEIROS;
ANA LÚCIA OLIVEIRA AGUIAR;
CLÁUDIO HENRIQUE PEREIRA DE ARAÚJO;
EVANDRO HALLYSON DANTAS PEREIRA
EDUCAÇÃO ESPECIAL E O FRACASSO ESCOLAR: UMA LEITURA A CONTRAPELO
NATHÁLIA FONSECA DA SILVA BARBOZA
GRUPO DE TRABALHO 4
DATA: 03 de abril, Quarta-feira
LOCAL: Escola de Governo do RN – AUDITÓRIO MASTER
HORÁRIO: 8h às 10h
COORDENAÇÃO: Profa. Dra. MARCIA DENISE PLETSCH (UFRRJ)
RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE PRODUÇÃO TEXTUAL EM LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA COM ESTUDANTES SURDOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM SALVADOR – BA
ELIZABETH REIS TEIXEIRA
LETRAMENTO BILÍNGUE NO ENSINO SUPERIOR COMO PREMISSA PARA ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO DE ESTUDANTES SURDOS
DANIEL DE SOUZA SIQUEIRA;
MARCIA D PLETSCH
PRÁTICAS E REFLEXÕES NA MUSICALIZAÇÃO PARA PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN
MARCELO DA SILVA SANTOS;
NATHALIA GABRIELLA FERNANDES AGUIAR
INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO SUPERIOR
IZAURA MARIA DE ANDRADE DA SILVA;
SANTUZA MONICA DE FRANÇA PEREIRA DA FONSECA;
ANDREZA VIDAL BEZERRA
INCLUSÃO DE UM DISCENTE AUTISTA NO CURSO DE MEDICINA: ESTRATÉGIAS INSTITUCIONAIS
RAQUEL NERY DE LIMA SABINO;
SIMONE DA NOBREGA TOMAZ MOREIRA
ESTUDOS SOBRE EXPERIÊNCIAS DE INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
VALDELÚCIA ALVES DA COSTA;
TATIANE REZENDE NUNES DE SOUZA
SIGNIFICAÇÕES DE PROFESSORES ACERCA O PROCESSO PEDAGÓGICO CONDUZIDO NO ENSINO PRESENCIAL PÓSPANDEMIA DE UNIVERSITÁRIOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)
JOABSON MELO SILVA DE AQUINO;
NEIZA DE LOURDES FREDERICO FUMES;
RAÍSSA MATOS FERREIRA;
PHELIPE LINS DE MOURA
A DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA COMO FACILITADORA NOS PROCESSOS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
DIOLINDA FRANCIELE WINTERHALTER;
ANDREA JESSICA BORGES MONZÓN
REFLEXÕES SOBRE INCLUSÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA: UMA ABORDAGEM À LUZ DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
LUCIANA XAVIER BASTOS LACERDA;
CARLA DA CRUZ SANTOS;
JAQUELINE ALMEIDA SILVA;
SABRINA GARCIA CASTRO NASCIMENTO
SIGNIFICAÇÕES ACERCA DAS BARREIRAS PARA A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA EM UNIVERSITÁRIOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL DURANTE E PÓSPANDEMIA DE COVID-19
NEIZA DE LOURDES FREDERICO FUMES;
SAMUEL DA SILVA WANDERLEY;
PHELIPE LINS DE MOURA;
RAÍSSA MATOS FERREIRA
RECONHECIMENTO DO ESPECIALISTA EM SISTEMA BRAILLE: UM ESTUDO DA ATUAÇÃO DO ADAPTADOR, TRANSCRITOR E REVISOR
CHRISTIANE GOMES DOS SANTOS
GESSÉ JOSÉ DE ARAÚJO
GRUPO DE TRABALHO 4
DATA: 03 de abril, Quarta-feira
LOCAL: Secretaria do Educação – Sala 3
HORÁRIO: 8h às 10h
COORDENAÇÃO: Profa. Dra. JOAB GRANA REIS (UEA)
EDUCAÇÃO DE SURDOS E AS IMBRICAÇÕES COM A PSICOPEDAGOGIA: O QUE PRECISAMOS SABER?
ROBERTA CANTUÁRIA BORGES
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO: O QUE REVELAM AS BASES
ROBERTA CANTUÁRIA BORGES;
SUSANA COUTO PIMENTEL
ESTRATÉGIAS COLABORATIVAS PARA A APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES SURDAS/OS: EXPERIÊNCIAS EXITOSAS NO CURSO TÉCNICO EM ALIMENTOS DO INSTITUTO FEDERAL BAIANO
SARA PEREIRA DOS SANTOS OLIVEIRA;
ANA PAULA ZERBATO;
ELCK ALMEIDA CARVALHO
TUTORIA DE PARES COM FOCO NA INCLUSÃO ACADÊMICA DE ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS NO IFRS- CAMPUS CAXIAS DO SUL
CAMILA SIQUEIRA RODRIGUES PELLIZZER;
ALINE REGINA HORBACH
A RELEVÂNCIA DO MEDIADOR ESCOLAR, NO TRATO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTAS (TEA): UM RELATO DE EXPERIÊNCIA PELA PRÁXIS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
LEUCILENE PEREIRA ALVES;
ANDREZZA BELOTA LOPES MACHADO;
JOAB GRANA REIS;
SHEILA MOURA DO AMARAL;
ANDREZZA BELOTA LOPES MACHADO
UMA VIVÊNCIA DA PRÁTICA INCLUSIVA EM CURSOS DE LICENCIATURA DO IFRN
THALITA CUNHA MOTTA
O NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO COMO SUPORTE AO ESTUDANTE PARA PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES.
ANGÉLICA DE LUCAS GAVALDÃO;
BRUNA OLIVEIRA DE REZENDE;
JOANA PISKE DALMORO;
KAREN THUANNI SILVA SOARES;
KIZZI MEIRA QUEIROS DOURADO
EDUCAÇÃO INCLUSIVA E O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: DESAFIOS ENFRENTADOS NO ENSINO SUPERIOR
JOSEMERY ARAUJO ALVES;
GIULIANA MARIA GONCALVES AVILA
ACESSIBILIDADE NA FORMAÇÃO DE DOCENTE PARA A ATUAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DOCENTEPT INCLUSIVO
LARISSY ALVES COTONHOTO;
MARIELLA BERGER ANDRADE
A HORTA COMO SUPORTE DE APRENDIZAGEM PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
DIOGO DOS SANTOS SOUZA;
CAROLINE HARDOIM SIMÕES;
DIEGO MONTEIRO GOMES DE CAMPOS
GRUPO DE TRABALHO 5
DATA: 04 de abril, Quinta-feira
LOCAL: Escola de Governo do RN – AUDITÓRIO MASTER
HORÁRIO: 9h:20min às 11h:20min
COORDENAÇÃO: Profa. Dra. ADRIANA PAGAIME (Fundação Carlos Chagas)
A MONITORIA INCLUSIVA NO ENSINO SUPERIOR PARA ESTUDANTES COM TEA: UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO POTENCIALIZADORA DA APRENDIZAGEM
PATRÍCIA MURATORI DE LIMA E SILVA NEGRÃO
LINGUÍSTICA APLICADA E ESTUDOS DA DEFICIÊNCIA: INTERAÇÕES POSSÍVEIS PARA UM ENSINO DE LÍNGUAS ANTICAPACITISTA
BEATRIZ FURTADO ALENCAR LIMA
TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM INSTITUTOS FEDERAIS BRASILEIROS
NADJA REGINA SOUSA MAGALHÃES
FORMAÇÃO DOCENTE PARA A ATUAR NA EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA: PARCERIAS QUE TRANSFORMAM
YVINA PAVAN BALDO;
LARISSY ALVES COTONHOTO
NEURODIVERSIDADE E PÓS-GRADUAÇÃO: EXPERIÊNCIA DE PESSOAS NEURODIVERGENTES EM RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL
BÁRBARA DE OLIVEIRA SANTARONI CORTAT;
LARISSA GUILHERME PESSOA DE ASSIS E SOUZA;
JULIANA PINHEIRO MAGRO
PROGRAMA DE TUTORIA PARA ACESSIBILIDADE: DIREITO À APRENDIZAGEM NA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
SINARA POLLOM ZARDO;
ÉRICA NAYARA PAULINO MELO;
THAISA DA SILVA FONSECA;
YGRAINE HARTMANN
ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM ESTUDO COM O ALUNO EM PSICOSE CRÔNICA IDIOPÁTICA – ESQUIZOFRENIA
SILMARA SARTORETO DE OLIVEIRA;
BIANCA DOS SANTOS DUQUE;
YASMIM MUNIZ SILVA
REPERTÓRIO DE COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS PARA A ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA): PROCESSO DE TRANSIÇÃO DO ENSINO MÉDIO PARA O TRABALHO FORMAL
POLLYANNA DE ARAUJO FERREIRA;
DEBORA REGINA DE PAULA NUNES;
FRANCISCO DE PAULA NUNES SOBRINHO
PESSOA COM DEFICIÊNCIA E TRABALHO: TECENDO ANÁLISES DE MARCOS REFERENCIAS À LUZ DOS CONCEITOS DE BIOPODER E ESTIGMA
LARISSA GUILHERME PESSOA DE ASSIS E SOUZA
JULIANA PINHEIRO MAGRO
GRUPO DE TRABALHO 5
DATA: 04 de abril, Quinta-feira
LOCAL: Secretaria de Educação – Sala 1
HORÁRIO: 9h:20min às 11h:20min
COORDENAÇÃO: Profa. Dra. SIMONE DA NÓBREGA TOMAZ MOREIRA (UFRN)
O ENSINO DA NUTRIÇÃO INCLUSIVA COMO FERRAMENTA PARA DIMINUIR BARREIRAS DE ACESSO À SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA
THAÍS LIMA DIAS BORGES;
MARCIA MARILIA GOMES DANTAS LOPES;
THIAGO PEREZ JORGE;
NILA PATRÍCIA FREIRE PEQUENO;
URSULA VIANA BAGNI
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: DESAFIOS DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E ORGANIZACIONAIS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA
DANIELA ANTONELLO LOBO D AVILA;
FRANCIELE RUSCH KÖNIG
A EXPERIÊNCIA DE UMA ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR EM AULAS PRÁTICAS DE LABORATÓRIOS: PROCESSOS DE (EX)INCLUSÃO
PAULA BATISTA DA TRINDADE;
LISIÊ MARLENE DA SILVEIRA MELO MARTINS
A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: RELATO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS NO IFRN CAMPUS CANGUARETAMA.
RENATA LIMA DE MORAIS;
POLLYANNA DE ARAUJO FERREIRA
TRAJETÓRIA ACADÊMICA DE LICENCIANDOS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO PILOTO NA UERJ
MIGUEL LONGO VIEIRA VIDAL DO ROSARIO;
FLÁVIA BARBOSA DA SILVA DUTRA
PARA INCLUIR: UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA.
LARISSY ALVES COTONHOTO;
ANA PAULA ZERBATO
A PARTICIPAÇÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA E AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS
VERÔNICA FOLLA SOUTO PATRONE;
FLÁVIA BARBOSA DA SILVA DUTRA;
ELIZABETH CANEJO
O LABORATÓRIO DE INCLUSÃO E DIVERSIDADE COMO REDE DE APOIO E SUPORTE PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FLÁVIA BARBOSA DA SILVA DUTRA;
GUSTAVO DA SILVA MARCHIORI;
FELIPE DI BLASI
A POLÍTICA DE AÇÕES AFIRMATIVAS NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: O CASO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA
CLARA SABINO DOS REIS;
FLÁVIA BARBOSA DA SILVA DUTRA;
THALES PENGO DA COSTA HENRIQUES
GESTÃO INSTITUCIONAL DE POLÍTICAS AFIRMATIVAS E DEMANDAS INSURGENTES PARA A INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
FLÁVIA BARBOSA DA SILVA DUTRA;
FELIPE DI BLASI;
VIVIAN MARY BARRAL DODD RUMJANEK;
SÉRGIO MEDEIROS PINTO
GRUPO DE TRABALHO 6
DATA: 04 de abril, Quinta-feira
LOCAL: Escola de Governo do RN – SALA 1
HORÁRIO: 9h:20min às 11h:20min
COORDENAÇÃO: Profa. Dra. LUCIANA DE ANDRADE MENDES (UFRN)
APOIO PEDAGÓGICO, COLABORATIVIDADE E INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: PROMOVENDO ACESSIBILIDADE ATRAVÉS DA AMPLIAÇÃO DOS DIFERENTES LETRAMENTOS
}ANDREA JESSICA BORGES MONZÓN;
DIOLINDA FRANCIELE WINTERHALTER
MONITORIA INCLUSIVA: UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO
CIBELE MOREIRA MONTEIRO;
LUCIANA DA SILVA CARETTI
INCLUSÃO DE ESTUDANTES PCD NO ENSINO SUPERIOR: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO INDIVIDUALIZADO
JOANA DARK ANDRADE DE SOUSA;
CRISLEY VIEIRA DE SOUSA;
JULYANE KALLYANDRA ALVES PEREIRA
POLÍTICAS E PRÁTICAS DE INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: A MONITORIA ESPECIALIZADA EM FOCO
KATIUSCIA CRISTINA VARGAS ANTUNES;
NÁDIA FERREIRA DE FARIA BRAGA;
PATRÍCIA SÁ DE ALMEIDA TAVELLA
ATUAÇÃO EM REDE PARA A GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO
VANESSA CAMARGO ROCHA
AÇÕES DE NÚCLEOS DE ACESSIBILIDADE NO ENSINO SUPERIOR: UM COMPARATIVO ENTRE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA E UMA PRIVADA
TEREZINHA TEIXEIRA JOCA;
MARILENE CALDERARO DA SILVA MUNGUBA;
ANA REBECA MEDEIROS NUNES DE OLIVEIRA ROCHA;
LUANA FERNANDES MAGALHÃES;
MÁRCIO JOSÉ LEMOS GARCIA
O SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA EM UMA UNIVERSIDADE BRASILEIRA
LEONARDO AUGUSTO CARDOSO DE OLIVEIRA;
ADRIANE MARTINS SOARES PELISSONI
INCLUSÃO, ACESSIBILIDADE E APOIO À TRAJETÓRIA ACADÊMICA DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA: BRASIL E CHILE EM DIÁLOGO
JANETE LOPES MONTEIRO;
KARIN RANK LIEBL;
LAURA CERETTA MOREIRA;
MARIANA BELTRÃO BANDEIRA;
SUELI DE FATIMA FERNANDES;
EDUARDO ANDRÉS CARRACO HENRÍQUEZ
ACESSIBILIDADE NA SAÚDE: UMA EXPERIÊNCIA DO IFSERTÃOPE CAMPUS SALGUEIRO ATRAVÉS DA LIBRAS
MARIA PATRÍCIA LOURENÇO BARROS
CONSTRUÇÃO DO PLANO DE AÇÃO DA COMISSÃO PERMANENTE DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE DO CENTRO DE TECNOLOGIA (CPIA/CT) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE: REFLEXÕES E PERSPECTIVAS
LUCIANA DE ANDRADE MENDES;
ANA LEILA DE MELO SOARES;
BISMARCK LUIZ SILVA;
EUNADIA SILVA CAVALCANTE
AVALIAÇÃO DA INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA ATRAVÉS DO QUESTIONÁRIO INES EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA – ARGENTINA
VANESSA GIOVANA VASQUES
SANDRA ELI SARTORETO DE OLIVEIRA MARTINS
MARIA LAURA CHAPERO
GRUPO DE TRABALHO 6
DATA: 04 de abril, Quinta-feira
LOCAL: Secretaria do Educação – Sala 2
HORÁRIO: 9h:20min às 11h:20min
COORDENAÇÃO: Profa. Dra. FRANCILEIDE BATISTA DE ALMEIDA VIEIRA (UFRN)
A LUTA ANTICAPACITISTA E AGÊNCIA DE UNIVERSITÁRIOS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: A CONSTITUIÇÃO DO COLETIVO NADA SEM NÓS ROSIANE OLIVEIRA DE AMORIM;
NEIZA DE LOURDES FREDERICO FUMES
PESSOA IDOSA COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
THALES FABRICIO DA COSTA E SILVA;
LAIANE ELIAS DANTAS MARQUES;
ALINE ARAÚJO DE OLIVEIRA BARBALHO
ATUAÇÃO DA CPIA DO CERES VISANDO A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS
ISABELA FERREIRA ALVES;
FRANCILEIDE BATISTA DE ALMEIDA VIEIRA
SUPORTE EDUCACIONAL ON-LINE AO ALUNO COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
ALINE DE ALVERNAZ BRANCO FERRAZ;
MARIANA CORRÊA PITANGA DE OLIVEIRA
SUPORTE PEDAGÓGICO E ACESSIBILIDADE NO ENSINO SUPERIOR
IZADORA MARTINS DA SILVA DE SOUZA;
KELLY MAIA CORDEIRO;
MARIANA CORRÊA PITANGA DE OLIVEIRA
ADAPTAÇÕES CURRICULARES À DISCENTES: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTE NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
ADRIANE MARTINS SOARES PELISSONI;
LEONARDO AUGUSTO CARDOSO DE OLIVEIRA;
TÂNIA MARON VICHI FREIRE DE MELLO;
MARIANA FREITAS NERY
PRÁTICAS DE APOIO PSICOLÓGICO E PSICOPEDAGÓGICO NA UNIVERSIDADE COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA OU NECESSIDADES ESPECÍFICAS
ANA REBECA MEDEIROS NUNES DE OLIVEIRA ROCHA;
IARA VELÁZQUEZ ALCÂNTARA;
SOFIA QUIXADÁ MASCARENHAS DE ABREU;
TEREZINHA TEIXEIRA JOCA
ESPAÇO DE DESCOMPRESSÃO NO MUNDO UNIVERSITÁRIO TEREZINHA TEIXEIRA JOCA;
ANA REBECA MEDEIROS NUNES DE OLIVEIRA ROCHA;
IARA VELÁZQUEZ ALCÂNTARA;
SOFIA QUIXADÁ MASCARENHAS DE ABREU
A REDE DE APOIO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO INTEGRADO: UM RELATO DE CASO
YANE DE ANDRADE RAMALHO
GRUPO DE TRABALHO 7
DATA: 04 de abril, Quinta-feira
LOCAL: Secretaria do Educação – Sala 2
HORÁRIO: 9h:20min às 11h:20min
COORDENAÇÃO: Profa. Dra. ARLETE MARINHO GONÇALVES (UFPA)
AVALIAÇÃO BIOPSICOSSOCIAL DA DEFICIÊNCIA: ANÁLISE DAS METODOLOGIAS ADOTADAS PELAS UNIVERSIDADES NA POLÍTICA DE COTAS
ARLETE MARINHO GONÇALVES
DESAFIOS NO INGRESSO E PERMANÊNCIA DE PCDS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ)
FERNANDA CARLA DA SILVA COSTA;
LUANA CRUZ MACHADO
ÍNDICE DE FUNCIONALIDADE BRASILEIRO: EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO DA DEFICIÊNCIA NA UFMG
REGINA CELI FONSECA RIBEIRO;
LAILAH VASCONCELOS DE OLIVEIRA VILELA;
DANIELA VIRGINIA VAZ
SERVIÇO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA EM UMA INSTITUIÇÃO FILANTRÓPICA A PARTIR DA ANÁLISE DE COMPORTAMENTO: RELATO DE EXPERIÊNCIA.
DANIEL MORAIS AZEVEDO
DOCENTES DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO INÍCIO DA CARREIRA EBTT NO IFBA: PERSPECTIVAS E DESAFIOS
CRISTINA ARAÚJO RAMOS REIS;
ELEN GOMES PEREIRA;
RENATO CHIMASO DOS SANTOS YOSHIKAWA;
MARIA INÊS MARQUES
INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO PARANÁ/BRASIL: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
SILMARA SARTORETO DE OLIVEIRA;
AMANDA LETICIA DA NOBREGA SILVA;
LUÍSA DE MELLO NAUJOKAT
DESVELANDO O ENTRELACE ENTRE CAPACITISMO, EUGENIA E EDUCAÇÃO SUPERIOR
JENIPHER ALYSSA DE LIMA SILVA;
ANDREZA VIDAL BEZERRA;
FLAVIA ROLDAN VIANA;
RITA DE CASSIA BARBOSA PAIVA MAGALHAES
EM BUSCA DE ACESSIBILIDADES CULTURAIS NA UNIVERSIDADE: SOBRE A VIVÊNCIA “TOCAR AS PAREDES DO TEMPO”
RAFAELA SILVEIRA DE AGUIAR;
DAVI CÂNDIDO DA SILVA;
MARCELA GONÇALVES TEIXEIRA;
IONÉLITO COSTA DE OLIVEIRA;
MARILENE CALDERARO DA SILVA MUNGUBA
ESTUDOS INTERSECCIONAIS DA DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA REVISÃO DA LITERATURA
LUANA CANDIDO DOS SANTOS;
ANDREZA VIDAL BEZERRA;
JENIPHER ALYSSA DE LIMA SILVA;
LAURA MEDEIROS SOUTO;
FRANCISCO RICARDO LINS VIEIRA DE MELO
GRUPO DE TRABALHO 7
DATA: 04 de abril, Quinta-feira
LOCAL: Secretaria do Educação – Sala 3
HORÁRIO: 9h:20min às 11h:20min
COORDENAÇÃO: Profa. Dra. SANDRA ELI SARTORETO DE OLIVEIRA MARTINS (UNESP)
POLÍTICAS DE INCLUSĀO NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO A PARTIR DO OLHAR DOS ALUNOS
VALENTTINA SCHMIDT BILHAR;
RAQUEL FRÖHLICH
POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO INSTITUTO FEDERAL GOIANO
MONICA ISABEL CANUTO NUNES
ACOMPANHAMENTO DE DISCENTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS QUE NÃO CONSTITUEM PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA
MARIA MARILEI SOISTAK CHRISTO;
ADRIANE MANFRON VAZ;
CINTIA AZEVEDO GONÇALVES;
MARIANA KUBILIUS MONTEIRO
REDES SOCIAIS DIGITAIS E AS POSSIBILIDADES DE ACESSO À INFORMAÇÃO ACADÊMICA EM LIBRAS
FABIANA FLORENCIO DA SILVA;
ELVIS GLEY SILVA DOS SANTOS FILHO;
GISELE OLIVEIRA DA SILVA PAIVA;
MARIA KÉRSIA DA SILVA DOURADO;
SIMONE LORENA DA SILVA PEREIRA
A IMPORTÂNCIA DOS DISPOSITIVOS LEGAIS NA EFETIVAÇÃO DO ACESSO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
FRANCISCO VARDER BRAGA JUNIOR
O NAPNE E A FORMAÇÃO PARA OS DOCENTES: COMO ENFRENTAR AS RESISTÊNCIAS?
LIVIA CATARINA MATOSO DOS SANTOS TELLES
A TRAJETÓRIA DA CONSTRUÇÃO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA NO IFRJ
AMANDA CARLOU ANDRADE SANTOS;
ANDREA SILVA DO NASCIMENTO
POLÍTICAS PÚBLICAS DE ACESSO E PERMANÊNCIA DE DISCENTES SURDOS OU COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NO ENSINO SUPERIOR: DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO
RUTE DA SILVA LEANDRO;
PAMELA DE MEDEIROS BRANDÃO
PARA ALÉM DO ACESSO: UMA ANÁLISE, À LUZ DOS DIREITOS HUMANOS, DAS POLÍTICAS E PRÁTICAS INCLUSIVAS DA UFG COMO PROMOTORAS DA PERMANÊNCIA E PERTENCIMENTO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
KILDILENE CARVALHO MATOS MOTA;
ERICO RICARD LIMA CAVALCANTE MOTA
PANORAMAS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO IFPR: AVANÇOS E DESAFIOS
ANDREZA SEIXAS;
ELIZETE PINTO CRUZ SBRISSIA PITARCH FORCADELL;
MATHEUS AUGUSTO MENDES AMPARO;
ELIANE BRUNETTO PERTILE
MULHERES COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: O QUE A LITERATURA NOS REVELA?
ANDREZA VIDAL BEZERRA;
RITA DE CASSIA BARBOSA PAIVA MAGALHÃES
GRUPO DE TRABALHO 8
DATA: 04 de abril, Quinta-feira
LOCAL: Secretaria de Educação – AUDITÓRIO 1º ANDAR
HORÁRIO: 9h:20min às 11h:20min
COORDENAÇÃO: Profa. Dra. ALESSANDRA MIRANDA MENDES SOARES (UFPB)
PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM TECNOLOGIA ASSISTIVA E EDUCAÇÃO: O CENÁRIO BRASILEIRO
LUCIANA SILVA TORRES MATSUSHITA
O SITE LIBREX USADO A FAVOR DA APRENDIZAGEM DE GRADUANDOS DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
ANA CAROLINA SALES OLIVEIRA;
RYAN WYLLYAN RIBEIRO INÁCIO;
PEDRO DI LUCA MARTINS CHAVES;
MANOEL VITOR AFONSO LOPES
PROGRESSÃO ARITMÉTICA: ESTRATÉGIA INOVADORA UTILIZANDO O MULTIPLANO E AS APLICAÇÕES DO SOROBAN
SIDNEY LOPES SANCHEZ JUNIOR
OBJETO DE APRENDIZAGEM: APRENDIZAGEM DOS NÚMEROS COMPLEXOS PARA ALUNOS COM TEA NA PERSPECTIVA DUA NA EPT
FLAVIA MANUELLA DE ALMEIDA KSIASZCZYK;
MAURÍCIO PAIVA DA SILVA
ROUPAS ASSISTIVAS: SEUS IMPACTOS E VANTAGENS NA VIDA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
CÍCERA BRUNA SILVA DE SOUSA;
MATHEUS TENORIO BARBOSA;
CINTIA RICAELE FERREIRA DA SILVA;
EDGARD MORYA
CAMPI INTELIGENTE E MOBILIDADE: INOVAÇÃO PARA ACESSIBILIDADE COM AUTONOMIA
NATHÁLIA FONSECA DA SILVA BARBOZA
TECNOLOGIAS E TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NA FORMAÇÃO MÉDICA
RENATA LOPES MACHADO ROMANHOLI;
JONATAN FERNANDO DA SILVA REIS
DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTAS DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE PARA A ASSISTÊNCIA NUTRICIONAL NA DISFAGIA
THAÍS LIMA DIAS BORGES;
BEATRIZ FIGUEIREDO DE LIMA;
SANCHA HELENA DE LIMA VALE
O ACESSO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NOS CURSOS SUPERIORES DE EDUCAÇÃO DO CAMPO NO SUDESTE DO BRASIL: ANÁLISES E DESAFIOS
CRISTIANE LOPES ROCHA DE OLIVEIRA;
ANA PAULA ZERBATO;
LUIZ RENATO MARTINS DA ROCHA
JUDÔ PARA TODOS: JUDÔ, SAÚDE MENTAL E PERTENCIMENTO
ENALDO BOAVENTURA COSTA
GRUPO DE TRABALHO 8
DATA: 04 de abril, Quinta-feira
LOCAL: Escola de Governo do RN – AUDITÓRIO 1º ANDAR
HORÁRIO: 9h:20min às 11h:20min
COORDENAÇÃO: Prof. Dr. JEFFERSON FERNANDES ALVES (UFRN)
FEIRA LIVRE DE BARREIRAS: DIRETRIZES PROJETUAIS PARA A INCLUSÃO SOCIOESPACIAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
DIEGO HENRIQUE DA SILVA STERN;
OSNILDO ADÃO WAN-DALL JUNIOR;
SANDRA SAMARA PIRES FARIAS
UNIVERSIDADE E PREFEITURA: UM APOIO A INCLUSÃO?
FABÍOLA BARROCAS TAVARES;
CARINE SOARES MACIEL
TOCANDO COM OS OLHOS: FOTOGRAFIA E ACESSIBILIDADE
RUBENS VENÂNCIO
A SATISFAÇÃO COM A ACESSIBILIDADE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM OLHAR SOBRE O ESTADO DA ARTE
GEANE DAS CHAGAS SILVA;
PAULO ANDRÉ CASTRO CRUZ;
CLEVERTON JOSÉ FARIAS DE SOUZA;
LÚCIO FERNANDES FERREIRA
INCLUSÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): RELATO DE UMA PRÁTICA INTEGRATIVA EXTENSIONISTA
DARTAGNAN FERREIRA DE MACÊDO
CURSO DE LIBRAS: UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÀRIDO DE ANGICOS (RN)
CÉLIA CAMELO DE SOUSA
ENTRELAÇAMENTO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: O PAPEL DA UNIVERSIDADE PARA MÃES DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA DA (IN)VISIBILIDADE A PARTICIPAÇÃO SOCIAL
ALESSANDRA MIRANDA MENDES SOARES
ATENDIMENTO AO ESTUDANTE COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: PARCERIA DA UNIVERSIDADE COM A ESCOLA
TATIANE NEGRINI
NOTRE DAME DE JEQUIÉ-BA: ANTICAPACISTISMO, TEATRO E FESTA DOS LOUCOS.
MARIA APARECIDA DE SOUZA;
VINÍCIUS GOMES DE OLIVEIRA
Deixe um comentário